speaker-photo

António Correia e Silva

Professor na Universidade de Cabo Verde

António Leão Correia e Silva é docente na Universidade de Cabo Verde. Licenciado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em Estudos Africanos, pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), doutor em História Económica e Social Contemporânea, pela Universidade Nova de Lisboa, e doutor em História das Ilhas Atlânticas, no âmbito de programa interuniversitário com a Universidade de La Laguna (Tenerife/Canárias), a Universidade de Las Palmas de Gran-Canárias, a Universidade dos Açores e a Universidade da Madeira. É coautor dos três volumes da História Geral de Cabo Verde de Cabo Verde, e autor de diversos livros entre os quais Histórias de um Sahel Insular (1995), Nos Tempos do Porto Grande (2000), Cabo Verde: Combates Pela História (2004), Dilemas de Poder na História de Cabo Verde (2014), Cabo Verde, o Despertar de Darwin (2017) e Noite Escravocrata/Madrugada Camponesa (2021).

Conselheiro Cultural do Presidente da República (2001-2004), Presidente da Comissão Instaladora da Universidade de Cabo Verde (2004-2006), Reitor fundador da Universidade de Cabo Verde (2006-2011), Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação e Presidente da Comissão Nacional da UNESCO (2011-2016) é, atualmente, assessor no Governo da República Democrática de Timor-Leste, na área de Política de Ensino Superior. Coordenou a elaboração da “Política Nacional de Ensino Superior”, aprovada pelo Conselho de Ministros de Timor-Leste em janeiro de 2022.

Tem integrado painéis de avaliação de universidades e coordenado o processo de instalação da Cátedra da UNESCO em História & Património, na Universidade de Cabo Verde.