speaker-photo

José Amilton Joaquim

Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

osé Amilton Joaquim, licenciado em Ensino de Português pela Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique, Mestre em Ciência de Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho - Portugal, doutorando em Sociologia Económica e das Organizações pela Instituto de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa-Portugal. Docente na Universidade Eduardo Mondlane - UEM-Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto - ESNEC. Foi docente no Instituto Superior Politécnico de Gaza desde 2008 a 2014, onde também exerceu funções de Chefe do Registo Académico, Chefe do Gabinete do Diretor Geral e Diretor do curso de Economia Agrária. Foi também Chefe do Departamento de Ciências Aplicadas na UEM-ESNEC.

14h Portugal, 10h Brasil, Moçambique (15h), Cabo Verde (12h)

Terça 09 MAIO

Plano/Metas e Financiamento da Educação Superior em Moçambique

O eixo Educação Superior em Contextos Emergentes estreia-se nas sessões online da Academia FORGES, em 2023, com um webinar que tem por objetivo discutir os indicadores de oferta, assim como as metas de expansão da educação superior em Moçambique, bem como o atual modelo de financiamento da educação superior no país, considerando os desafios e as perspetivas de democratização do acesso.

14h Portugal, 10h Brasil, Moçambique (15h), Cabo Verde (12h)

Terça 02 MAIO

Currículo e Inovação - formação de professores online e inovação pedagógica

O Eixo Formação e Inovação Pedagógica, da Academia FORGES, apresenta o tema Currículo e Inovação: formação de professores online e inovação pedagógica”, no qual se irá discutir a pertinência da inclusão de processos e procedimentos inovadores no currículo bem como a relevância da formação de professores no desafiante contexto dos nossos dias onde as práticas e o pensamento assentes em modelos pedagogicamente inovadores vão dar o mote. Os desafios do futuro da inovação pedagógica já chegaram às Instituições de Ensino Superior, onde se convocam os saberes essenciais para que nada nem ninguém fique para trás!